Sabedoria para Hoje: PRECIPITAÇÃO x REFLEXÃO.


Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado. Provérbios 19:2

Quem na vida não se precipitou alguma vez? - Muitas vezes!, alguém poderia responder. Palavras impensadas que foram pronunciadas; decisões tomadas por várias motivações emocionais; julgamentos em que prontamente condenamos alguém; atitudes passionais que nos levaram aos mais diversos comportamentos... Enfim, muitas vezes somos precipitados, agindo antes do tempo.


Ninguém se precipita por nada. Há elementos combustíveis que impulsionam nossos atos precipitados. Pode ser a raiva (quase sempre é ela a vilã), os desejos incontidos, a impaciência, a paixão, a mágoa e a falta de domínio próprio. Somos assaltados por esses sentimentos que nos controlam a mente e nos levam ao caminho arriscado da precipitação.


Por quê nos precipitamos? Simplesmente, porque deixamos de refletir.


A reflexão é a análise da situação antes da reação. É medir antes as consequências de nossos atos, pensamentos e palavras. É permitir que a poeira assente e, assim, possamos enxergar melhor as circunstâncias ao redor e as circunstâncias de nossa alma, para termos uma noção mais consciente e clara do que precisamos realmente fazer. Tomar decisões diante das situações já é uma tarefa difícil e tomá-las de forma passional e inconsequente é perigoso demais para o bem-estar de nossa vida.


A sabedoria diz para sempre refletirmos antes de agir ou falar. Refletir até sobre os nossos próprios erros e dos outros, para aprendermos a evitar cometê-los novamente. Reflexão é um olhar sobre a vida e as circunstâncias com serenidade, responsabilidade e boa consciência. Se olharmos também pela ótica bíblica, teremos muito mais embasamento e capacidade para proceder corretamente.


A precipitação leva ao erro e ao pecado. A reflexão leva a atos mais conscientes com muito mais chance de acertos e de consequências agradáveis e benéficas.


Precipitação ou Reflexão? A decisão é nossa e os resultados também. 


Comentários