O QUE É SER EVANGÉLICO?


Há algumas décadas atrás, ser evangélico era motivo de chacotas, piadas e insinuações maldosas. Carregar uma Bíblia debaixo do braço tornava o crente alvo de ironias e discriminações diversas. Confessar ser um crente em Jesus era motivo para ser taxado de inculto, ignorante e acusado de ser manipulado por pastores que faziam nele uma verdadeira lavagem cerebral. Quando alguém mencionava o desejo de ir à igreja, outro alguém prontamente refutava: "Já vai dar dinheiro ao pastor?". Enfim, não era fácil testemunhar, diante de todos, a fé em Jesus.

Hoje, ser evangélico virou moda. Dá status. Até a mídia está oferecendo destaque ao mundo gospel, quando era impensável, tempos atrás, assistir a Rede Globo promovendo eventos, anunciando em horário nobre as notícias do meio evangélico e fazendo marketing deste mercado que cresce a cada dia. Alguns acreditam que chegou a nossa vez.

Mas o que é ser evangélico?

Significa simplesmente aquele que, pela fé em Jesus, foi salvo e regenerado através do novo nascimento por obra do Espírito Santo e que passou a seguir a Cristo e a viver de acordo com o Evangelho. As coisas antigas ficaram para trás e tudo se fez novo, onde a conversão se dá através de uma mudança de mente, passando agora a absorver os pensamentos e valores de Deus expressos em Sua Palavra.

Resumidamente: Ser evangélico é ser uma pessoa que vive o Evangelho de Jesus Cristo.

Quem vive o evangelho tem a sua vida pautada no exemplo de Jesus. Em como Ele agia nas adversidades; tratava os menos favorecidos; se relacionava com os discriminados e lidava com os religiosos e a religiosidade. O verdadeiro evangélico não foge ao seu chamado para ser sal da terra e luz do mundo. O amor de Deus prevalece em seu coração abafando e anulando o amor egoísta e mesquinho que nos leva a pensar apenas em nós mesmos e nas nossas satisfações.

O que é ser evangélico? Exponho, abaixo, algumas rápidas reflexões:

- Ser evangélico é buscar, com esforço e paixão, o reino de Deus na vida, e não idolatrar a "minha igreja" ou "meu ministério".

- Ser evangélico não é buscar as outras coisas em primeiro lugar e esperar que o reino de Deus lhe seja acrescentado. É exatamente o oposto.

- Ser evangélico é ter o mesmo espírito de consciência cristã dos crentes da cidade de Beréia, conforme narrado em Atos dos Apóstolos, que conferiam nas Escrituras se as pregações dos apóstolos estavam de acordo com a Palavra de Deus.

- Ser evangélico é ESTAR no mundo; morar no mundo; trabalhar no mundo; fazer planos no mundo; amar o próximo no mundo; torcer por um time no mundo; namorar, noivar e casar no mundo; construir um futuro no mundo; viver a vida no mundo... sem SER do mundo!

- Ser evangélico é ser apaixonado, sem ser fanático; ser defensor da Verdade, sem ser legalista; livre, sem dar lugar à carne; consciente, sem ser deslumbrado; firme, sem ser tirano; verdadeiro, sem ser mal-educado; amoroso, sem ser manipulador.

- Ser evangélico é olhar o Abençoador como prioridade de sua busca e as bênçãos como consequência desse relacionamento pessoal.

- Ser evangélico é saber que o diabo merece o nosso repúdio, mas as pessoas merecem o nosso respeito.

Diante de todas as notícias negativas que chegam até nós, advindas do meio evangélico, temo que estejamos perdendo a essência daquilo que devemos SER em Jesus, comprometendo a nossa identidade como povo de Deus, expondo o nome de Deus ao vexame e permitindo que conceitos e valores do mundo penetrem sutilmente em nossa liturgias e corações.

Cuidado, meu querido irmão e leitor: Não siga modismos ou tendências passageiras! Siga apenas o Evangelho do Senhor Jesus Cristo!

Seja feliz com Jesus!



Comentários

João disse…
Bom dia, interessante o comentario. Mediante suas definições, como sempre afirmei, SOU EVANGELICO, professo a religião Católica, mas, faço de mim a Igreja seguindo os ensinamentos de Cristo. E sobre seu comentário no último paragrafo, quando afirma que "diante de noticias negativas..." é justamente porque ser evangelico virou moda e as pessoas estão idolatrando a igreja e seu pastor (materia física) e estão esquecendo de serem morada do Espirito Santo.
João disse…
Bom dia, interessante o comentario. Mediante suas definições, como sempre afirmei, SOU EVANGELICO, professo a religião Católica, mas, faço de mim a Igreja seguindo os ensinamentos de Cristo. E sobre seu comentário no último paragrafo, quando afirma que "diante de noticias negativas..." é justamente porque ser evangelico virou moda e as pessoas estão idolatrando a igreja e seu pastor (materia física) e estão esquecendo de serem morada do Espirito Santo.
Unknown disse…
Ser evangelico e ser favoravel aos ensinamentos de cristo.
Anônimo disse…
Amém eu creio que Deus vai tirar toda magoa do meu coração to passando por provações.
Anônimo disse…
Na minha escola nínguem gosta de mim porque eu sou evangelica mas idai eu sou humana do mesmo jeito eles que se danem











Anônimo disse…
Interessante e coerente o texto. É pelos motivos relatados no início do texto que não me rotulo "evangélico", até porque, assim rotulando, se manda pro "mesmo saco" todas as denominações de doutrinas diversas, desde as Apostólicas às da tão controversa "teologia da prosperidade", passando também pelas denominações mergulhadas em "doutrinas dos homens", bem como de parte do público que é fanático(não querendo julgar, claro), mas, é fato. Eu tive a sorte de ser convertido pela "simples" leitura(meditação)da Bíblia, em casa mesmo, e, o meu "aceitar Jesus" veio mediante fui conhecendo e buscando a verdade do genuíno evangelho. Conheci Jesus desta forma, não através de uma Igreja (este foi o meu caso, nada contra, pois Deus pode buscar-lhe de muitas formas). Apesar de não ser "idólatra de bíblia", mas sim, conduzido pela palavra do Senhor, que lá estão. Quando vc o busca, o Espírito Santo vai te conduzindo...claro, hoje congrego, pois o congregar é bíblico e sim buscando o horizonte espiritual coerente com o que vc encontra nas escrituras, já que uma visão e interpretações fora as nossas, edificam, orientam e nos dão clareza (pois, sozinhos ou auto-suficientes, muitas vezes nos "cegamos" espiritualmente)., mas, não sendo "cego por igreja" alguma, nem possuindo estereótipos(não chamo ninguém de "vaso", nem "varão", nem digo " Ô glória", nem teatralizo ou uso entonação de voz trêmula), nem sigo religiosidades( já que não busco ser religioso, mas sim busco ter um relacionamento com Deus) Não sou melhor que ninguém, e, como apenas um pecador que depende da graça e misericórdia do Pai, mas, que mesmo com as minhas falhas humanas, busca pela proximidade aos ensinamentos de Jesus e tb em estar Nele, passo aqui minha humilde ótica sobre o assunto em questão, sabendo também que cada pessoa tem seu pensamento e busca o que o convém e satisfaz. Apenas peço sabedoria e a luz do conhecimento divino para orientar-me nas minhas melhores escolhas e me tragam próximo ao verdadeiro propósito de Jesus, aos meus olhos, que é amar ao próximo, já que todo ser humano, independente de crença, é digno de respeito, além de ser imagem e semelhança do Senhor. Por isso, a cada dia, aprendemos a não apontar, não julgar e sempre perdoar, seguindo os preceitos do Cristo, nosso salvador e redentor, e, aguardando a sua volta, confiando em sua promessa! Desculpe se ofendi alguém com minhas palavras, pois não foi este o meu intuito. Apenas quis compartilhar uma visão de alguém que tb busca fazer parte deste reino de paz! Abraços a todos!
Amém Jesus ! pura verdade !!!
Maro disse…
Fala muito e diz pouco
Não sou Idolatra de Bíblia !
Vc escreveu isso acima, não acredito ainda !
Decida- ou vc prosta a sua fé na bíblia, que é a palavra de DEUS e ponto. Ou fica ai dando atenção para o que dizem
Se vc seguir o evangelho de Cristo
Querendo ou não, vc é evangélica, pensa um pouco
Vc usa palavras difíceis mas é contraditória no que escreve
Ser Evangélico é ser simplesmente anunciador das boas Novas de Cristo
SOU EVANGÉLICA
Vc devia ter prazer nisso,
Mas parece que tem vergonha, por causa do preconceito que ainda existe
Vc pode ser Evangélica, sem ir a Igreja alguma
Mas como vc disse é Bíblico ir a um templo adorar e Louvar o Seu DEUS, a quem vc prosta sua fé
Tenha orgulho de ter conhecimento,Evangélico trasmita-o
É um dever dar frutos, vc sabe
Não se esconda !
E as únicas doutrinas a serem seguidas são as da Bíblia,
Que são doutrinas de DEUS
Mas infelizmente, qualquer Igreja que vc vai hj, em dia,tem suas próprias doutrinas
Vc é muito inteligente
Mostre a todos que vc é do Evangelho de JESUS
Não se esconde uma Lamparina embaixo de um Balde, pense nisso...
Unknown disse…
Porem congregar éuma ordenança de Deus. Além de ser essencial para todo cristão.