Deus dotou o ser humano de CONSCIÊNCIA, dando-lhe a capacidade de perceber o que é certo e errado e, assim, fazer suas escolhas baseadas nesta análise.

Porém, é possível que a consciência seja afetada, comprometendo a sua capacidade de avaliação. A Bíblia define algumas com os termos: Consciência fraca, corrompida ou cauterizada. A "fraca" se dá quando abrimos mão de valores e referências importantes e deixamos de ter base de avaliação. Acabamos por nos basear na consciência dos outros ou de nossos desejos e instintos. A "corrompida" é aquela que foi contaminada por valores amorais, imorais, antiéticos ou ilegais. A base de avaliação foi corrompida, o que torna as atitudes e ações igualmente corrompidas. A "cauterizada" é aquela que se tornou insensível a uma avaliação equilibrada e justa. A pessoa faz algo errado e acredita que está correta, sendo insensível aos danos ou prejuízos que cometeu consigo mesma ou com o próximo. 

O que trouxe este dano à consciência, a Bíblia chama de pecado. Ele tem o poder de descaracterizar nossa consciência e, assim, afetar negativamente toda a nossa existência.
 

Mas a Bíblia também mostra ser possível termos uma consciência boa, pura e saudável. Cristo veio também para restaurar nossa consciência, dando-nos a chance de chegarmos ao arrependimento e buscarmos nele o perdão e a restauração de nossa vida. Não há arrependimento e conversão sem uma consciência restaurada pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus. 

Busquemos no Senhor uma consciência transformada para que possamos viver a vida com a sensibilidade ideal e fazermos as escolhas corretas que irão abençoar a nossa caminhada neste mundo.
 

Seja feliz com Jesus!

Comentários