Compreendendo as Provações


A palavra provação nem sempre é muito apreciada pelas pessoas. Ela nos faz lembrar de prova ou teste, coisa que ficamos nervosos e ansiosos em tempos de colégio ou concurso.

Prova fala também de aprovação ou reprovação. Temos pavor da reprovação. Na verdade, não gostamos de qualquer coisa que represente derrota.

Somos provados por Deus. Não exatamente nós, mas a nossa fé. A avaliação é do exercício de fé que empreendemos diante das circunstâncias, inclusive as adversas.

Deus usa as circunstâncias para nos chamar a atenção para Ele; para nos ensinar alguma verdade importante que nos amadureça e para nos preparar para realizarmos nosso ministério de abençoar vidas. Deus utiliza as circunstâncias para realizar seus propósitos em nosso viver. Ele tem total controle de Seus projetos para nós.

O ouro precisa passar pelo fogo para ser purificado e tornar-se mais valioso; o barro precisa passar pelo fogo para se tornar resistente; o ferro precisa passar pelo fogo para se deixar forjar; a fé precisa passar pelo fogo para tornar-se inabalável e resistente.

Lembre-se de que o mais importante do que ter fé, é viver pela fé. Fé sem obras ou resultados é morta. A prática da fé é o exercício mais saudável que o crente em Jesus precisa realizar. As provações são a "academia" de Deus para um viver cristão saudável. Sem elas, a fé atrofiaria.

Por isso, Tiago, em sua epístola no capítulo 1, versos 2 e 3, afirmou:"Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada produz perseverança". Perseverança é que faz você ir até o fim sem desistir ou esmorecer. Ela é importante para mover a nossa vida em direção à vitória e a um bom futuro.

Quando usamos a fé, agradamos a Deus. Quando agradamos a Deus, Ele age em nosso favor. Quando Deus age, ninguém pode impedir o milagre! Aleluia!!!

Passe a ter um nova ótica acerca das circunstâncias. Se você já entregou a sua vida nas mãos poderosas do Senhor, Ele não deixará que a mesma passe por esta terra como uma folha seca levada pelo vento, sem saber para onde está indo. Quem está nas mãos do Altíssimo está seguro, mesmo em meio às tempestades da vida. Tudo será para a glória do nome de Jesus Cristo!

Levante a cabeça, enfrente as adversidades no poder da fé em Jesus e veja a grande obra que Deus realizará.

Creia e verás a glória de Deus!

Deus abençoe sua vida!

Comentários