Cinco Conselhos de Vida

Mensagem pregada no Domingo manhã: 02/09/2007

Leitura Bíblica: Provérbios 3:1-12

Provérbios é um livro que te ensina a estar de bem com a vida. Ele fala de ética e de boa moral; dá instruções importantes para nos relacionarmos bem com o próximo, com os vizinhos e na vida comum do lar; oferece conselhos e alertas sobre como agir de maneira correta. Enfim, são conselhos que ajudam a renovar a vida.

Como você renova a sala de sua casa? Há, pelo menos, dois meios:
- Através de uma renovação radical, jogando fora tudo o que se tem na sala e comprando tudo novo.
- Através de uma renovação visual, mudando apenas os móveis de lugar.

Vamos trazer isto para a nossa vida: renova-se a vida com MUDANÇAS e/ou REAJUSTES.

- Mudança: fala daquilo que precisamos jogar fora e trazer algo novo: prisões do passado; sentimentos negativos como mágoas, rancores e ressentimentos; mentalidade mundanas; etc.
- Reajustes: fala de arrumações e limpezas na vida colocando as coisas no seu devido lugar. Precisamos fazer uma arrumação de valores e tirarmos algumas "poeiras" que se espalham em nossa vida.

Pra vivermos bem a vida, a Bíblia nos ensina cinco conselhos preciosos que produzem maravilhosos frutos no nosso viver:

1º) Invista a sua vida em adquirir sabedoria. Versículos 1 e 2.

Como adquirimos sabedoria? Pedindo a DeusEstudando a BíbliaRenovando a mente em Cristo - Aprendendo com as circunstâncias. Este é o maior investimento que alguém pode fazer em sua vida. A sabedoria que vem de Deus nos ajuda a caminharmos em pleno dia, ou seja, tendo uma melhor visão de vida. Os lucros da sabedoria são fantásticos.

Benefícios da sabedoria:
- Aumentarão os teus dias: você administrará melhor o seu dia e a sua vida.
- Te acrescentarão anos de vida e paz: produzirá não só longevidade, mas também proporcionará mais tranqüilidade para viver, mesmo durante as tribulações.

2º) Busque fazer o bem e ser fielVersículos 3 e 4.

Esse deve ser o adorno de nossa vida. Um colar que precisa estar em nosso pescoço.
A prática do bem e da fidelidade precisa ser realizada com o coração. O amor deve ser a base, para que não seja uma prática forçada ou superficial. A Bíblia ensina que devemos fazer o bem a todos. Esta é a qualidade de um verdadeiro filho do bom Deus. E assim como Deus é fiel, eu preciso cultivar a fidelidade em meus relacionamentos.

Vamos aplicar este conselho em nossa família, no trabalho, com os amigos, na igreja, etc.

Benefícios da benignidade e da fidelidade:
E acharás graça diante de Deus e dos homens. Você encontrará favor de Deus e dos homens. Você terá uma boa reputação (diante dos homens) e integridade (diante de Deus).

3º) Cultive as quatro atitudes importante para com DeusVersículos 5 a 8.
- Confia no Senhor de todo o seu coração (verso 5);;
- Reconhece-O em todos os seus caminhos (verso 6)
- Teme ao Senhor (verso 7);
- Aparta-te do mal (verso 7).

Só confiamos em quem conhecemos. Quanto mais você conhece a Deus, mais você o ama e confia nele.
Uma das maiores dificuldades é reconhecermos Deus em todos os nossos caminhos. É fácil reconhecer Deus quando tudo vai bem, porém, é difícil quando as coisas vão mal. Precisamos aprender de que o Senhor está cuidando de nossa vida em qualquer circunstância. Mesmo quando não entendemos Seu plano para determinadas situações. Deus sabe o que faz!
Temer a Deus te ajudará a viver uma vida longe das coisas que podem te contaminar e comprometer seu relacionamento com o Senhor.
Afastar-se do mal e da aparência do mal te livrará de grandes problemas e graves conseqüências.

Benefícios destas quatro atitudes:
- Saúde para o corpo.
- Refrigério para os teus ossos (ou seja, alívio para os sofrimentos).

4º) Honre ao Senhor com a tua vida financeiraVersículos 9 e 10.

- Com os teus bens: está falando de ofertas.
- Com as primícias de tua renda: está falando de dízimos.

Quando aprendemos a honrar a Deus com nossas finanças, não só estamos obedecendo à Sua Palavra como estamos permitindo que Sua mão esteja sobre a nossa renda e trabalho. Ele abençoará as obras de nossas mãos, como nos ajudará nos momentos difíceis.

Benefícios de honrar a Deus com as finanças:
- Prosperidade de Deus. Veja o texto de Deuteronômio 28:1,2 e 8 Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:...
... O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.

5º) Deixe-se ser disciplinado por DeusVersículos 11 e 12.

Eu sou pai e por amar meus três filhos e desejar o melhor para eles, eu os disciplino. Às vezes, preciso ser rígido, mas o propósito é o aprendizado para o bem. Quero que meus filhos tenham caráter, moral, respeito e educação. Quero prepará-los para a vida.
Deus faz o mesmo com Seus filhos. Por nos amar, o Senhor quer o nosso bem e tudo o que Ele realiza em nossa vida tem essa finalidade.
Nem sempre Deus passa a mão sobre a nossa cabeça. Nem sempre Ele diz: sim. Nem sempre Ele concorda conosco. Nem sempre fazemos a coisa certa. A disciplina de Deus é para o nosso crescimento como pessoas, cidadãos e cristãos.
Nunca fique triste com a disciplina de Deus. Esta é a grande prova que Ele te ama e deseja te conceder uma vida saudável, sólida e vitoriosa.

CONCLUSÃO:

Siga estes conselhos bíblicos e você estará construindo uma vida próspera e feliz!

Que Deus te abençoe!

Comentários