Orientações Para Uma Vida Próspera.

Mensagem pregada no Domingo noite: 12/08/07.

Texto bíblico: 1 Reis 2:1-3 Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores;

Alguns estudiosos da Bíblia declaram que Davi foi um pai um tanto relapso. Ele teve grandes problemas familiares por ter sido omisso ou deficiente na disciplina de seus filhos.

Mas, já em idade avançada, ele trouxe orientações preciosas para seu filho Salomão. Creio que estas também são orientações de nosso Pai Celeste para a vida de Seus filhos.

Deus, por meio de Jesus Cristo nos reconciliou com Ele e nos "adotou" como filhos. Este fato nos tornou herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Ele nos ama, não como Suas criaturas, mas como Seus filhos. Aquele que está em Cristo passa a ter esta maravilhosa condição espiritual.

Por sermos filhos amados de Deus, Ele deseja que venhamos a dar certo. Para isso, Ele nos mostra o "caminho das pedras" com as suas orientações de vida:

Primeira orientação: CORAGEM!

Davi pôde passar esta verdade para Salomão, porque ele sempre dependeu de Deus para ter força e coragem para enfrentar as dificuldades. Ele havia - quando ainda era jovem - enfrentado o gigante Golias não motivado por uma coragem humana, mas na confiança do Senhor. Ele enfrentou Golias no nome do Senhor dos Exércitos. No Salmo 18, Davi declarou de onde vinha a sua força:

Salmos 18:1 e 2 Eu te amo, ó SENHOR, força minha. O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte.
Salmos 18:32 O Deus que me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho,
Salmos 18:39 Pois de força me cingiste para o combate e me submeteste os que se levantaram contra mim.

Os desafios têm o poder de desencorajar pessoas e enfraquecer corações. Mas Deus nos proporciona coragem para que o medo não venha a habitar na mente e no coração.

2 Timóteo 1:7 Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

Nunca esqueçamos: A graça de Deus está sobre nós!

Segunda Orientação: SÊ HOMEM!

Ele estava dizendo: "Tenha caráter! Seja íntegro! Seja leal às suas convicções! Tenha maturidade!".

Não podemos limitar a ação de Deus apenas no nosso espírito. Ele quer agir em todas as áreas do nosso ser. A santidade que Deus pede de nós precisa atingir também nossa integridade, pensamentos, sexualidade, moral, ética, relacionamentos, dinheiro, casamento, etc. Tem que atingir nossa personalidade, vontades, sonhos, caráter, mente, sentimentos e palavras.

O alvo de nosso Pai Celeste é que venhamos a crescer saudáveis em todos os sentidos.

Terceira Orientação: GUARDAR OS PRECEITOS, ESTATUTOS, MANDAMENTOS, JUÍZOS e TESTEMUNHOS DO SENHOR.

De que é composta a Palavra de Deus? Ela se compõem de:

PRECEITOS: São seus ensinos (o que é certo e errado; o que devemos ou não fazer).
ESTATUTOS: São seus regulamentos (os deveres e direitos acerca de Deus e de nós).
MANDAMENTOS: São suas ordens (o que Ele manda que façamos).
JUÍZOS: Seu parecer (Suas sentenças sobre o pecado, o diabo e nossos atos).
TESTEMUNHOS: São suas declarações (suas afirmativas e promessas).

Resumindo: Guarde no seu espírito e mente a Palavra de Deus.

Salmos 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.

Quarta Orientação: ANDAR NOS SEUS CAMINHOS.

A Bíblia diz no Salmo 18:30 O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.

O caminho de Deus sempre nos levará à vitória e à properidade. O problema é quando o homem decide pegar alguns atalhos.

Lembre-se: No caminho de Deus não existem atalhos. Atalho é aquilo que nós desejamos sem saber o que Deus deseja. É quando decidimos pela nossa vontade e excluímos a vontade de Deus diante daquilo que iremos fazer. Caminho de Deus é aquele que a Palavra do Senhor aponta. Sair deste caminho é sempre um risco.

Falamos que Deus deseja que venhamos a dar certo. Somente o Seu caminho nos levará até lá!

Que Deus nos abençoe!

Comentários