O Que Fazer no Meio da Tempestade?

Mensagem pregada no Domingo à noite: 05/08/2007

Texto Bíblico: Atos 27:13-37

O apóstolo Paulo estava sendo levado de navio para ser julgado em Roma. Durante a viagem o vento soprava suavemente e o navio seguia o seu rumo sem problemas. De repente, desencadeou-se um vento muito forte que arrastou o navio e o deixou à deriva. A tempestade se prolongou por cerca de duas semanas. As tentativas da tripulação para manter o navio flutuando foram excepcionais. Fizeram todo o possível para saírem daquela situação com vida. Porém, chegou-se a um ponto crítico em que perderam toda esperança de salvação.

No percurso de nossa vida também existem ventos suaves e ventos fortes. Tem momentos em que tudo caminha bem. Tranqüilidade no trabalho, saúde na família, casamento em harmonia, enfim, as coisas dando certo. Mas há também aqueles momentos de grandes dificuldades. É quando o dinheiro acaba; a doença chega; o emprego está em risco. O mar da vida fica revolto e agitado. Um verdadeiro furacão que surge do nada e vem trazer confusão e tensão.

Como agir durante as tempestades da vida? A narrativa bíblica nos ensina algumas coisas importantes para sairmos ilesos e vitoriosos das tempestades.

O NAVIO ESTAVA À DERIVA, MAS NÃO FORA DO CONTROLE DE DEUS:

Versos 23 a 26 diz: Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua graça, te deu todos quantos navegam contigo. Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito. Porém é necessário que vamos dar a uma ilha.

Nenhuma tempestade é forte o bastante para destruir a fé, a confiança e a esperança de quem crê em Deus. As circunstâncias ao nosso redor podem estar fora do nosso controle, mas nunca do controle de Deus. Ele tem poder sobre o mar e sobre o barco de nossa vida. Deus cuida de seus filhos em qualquer momento ou situação.

A fé nos leva a dizer: “O Senhor me levará para um lugar seguro!”.

NA TEMPESTADE ALGUNS TENTAM ABANDONAR O NAVIO:

Verso 31: disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não permanecerem a bordo, vós não podereis salvar-vos.

Na matemática, um problema é uma questão que precisa ser resolvida. Se num concurso ou numa prova você pula uma questão por não querer resolvê-la, você é prejudicado na nota final.

Na vida não é diferente! “Pular ao mar” ou “buscar um bote salva-vida” é muito fácil, mas não resolve a tempestade. Desistir é muito fácil, mas não traz solução. Buscar atalhos no desespero de resolver o problema pode ser perigoso. Abandonar um casamento na primeira tempestade não é a saída. Abandonar a igreja ou a fé em Deus porque o céu da vida ficou escuro e chuvoso não é solução para a crise.

Não abandone o barco! Deus dará vitória!

DURANTE E APÓS A TEMPESTADE NÃO DEIXE DE SE ALIMENTAR:

A tripulação do barco estava sem comer durante catorze dias. Estavam sem forças, por isso Paulo os alertou para a importância de se alimentarem.

Precisamos alimentar o nosso espírito com a e a Palavra de Deus. Precisamos estar fortalecidos para enfrentarmos as dificuldades e esforços que uma tempestade envolve.

Precisamos alimentar também a nossa alma com confiança e determinação. Precisamos ter coragem e bom ânimo! Não podemos permitir que a tempestade de fora forme uma tempestade dentro de nossas emoções e mente.

É PRECISO ALIVIAR O PESO E LANÇAR FORA A CARGA:

O navio precisou ser livrado do peso. Por isso, a carga pesada foi lançada no mar.

Tem cargas que não precisamos carregar na vida. Estes pesos comprometem a nossa estrutura e podem nos fazer afundar nas crises. Quero mencionar quatro deles:

- ANSIEDADE: A Bíblia nos ensina a nos livrarmos deste peso. 1 Pedro 5:7 diz: lançando sobre ele (Deus) toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

- ACOMODAÇÃO: É um peso que precisa ser lançado fora do casamento, do trabalho e da vida espiritual. Muitos naufrágios na vida se dão quando tomamos uma postura de acomodação e aceitação da adversidade. Não podemos nos acostumar com o problema, mas precisamos enfrentá-lo e vencê-lo.

- MEDO: O medo traz confusão de pensamentos e abafa a fé no coração. Por diversas vezes a Palavra de Deus tem afirmado para nós: “Não tenha medo!”. Deus disse isto para Paulo naquele navio, e hoje está dizendo o mesmo para nós.

- DESÂNIMO. Lancemos ao mar este peso de nosso coração. Desânimo é uma visão negativa da situação que nos coloca para baixo. Visão negativa nunca visualizará possibilidades. Levantemos a cabeça e tenhamos uma visão de fé, acreditando na força de Deus para nos sustentar em todos os momentos. 2 Coríntios 4:8 e 9 diz: Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;

Nas tempestades podem haver até algumas perdas. Mas quem navega com Cristo em seu barco sabe que o final será de grande lucro.

Que Deus nos abençoe!

Comentários

Unknown disse…
Mensagem confortante, poderosa! Creio que a maioria de nós já passamos por situações difíceis, verdadeiras tempestades. Devemos olhar para homens de Deus, que,no passado, receberam da parte de dEle toda força e sabedoria para superar tal crise. Jesus disse: "Eu venci e vós vencereis!"
Que o Senhor em Cristo Jesus abençoe a todos. Essa palavra foi a inspiração para a ministração em um culto no lar. E o nome ddo Senhor foi glorificado.