Sabemos que é muito importante uma visita regular ao Cardiologista para aquele check-up de rotina, porém, o meu propósito não é falar do coração enquanto órgão, mas do coração enquanto sentimento, pensamento e espírito. É sobre este coração que a Bíblia tanto aborda e Deus tanto sinaliza.
E há muitas razões para cuidar do coração.
Uma delas, é porque a Palavra de Deus recomenda: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida". Provérbios 4:23.
Este zelo particular que precisamos ter se deve ao fato do coração ser demasiadamente corrupto, como a Bíblia nos alerta. Ele se deixa levar facilmente por desejos, paixões, iras e sentimentos que nem sempre leva para bons e retos caminhos. Pelo contrário, quase sempre nos encaminha ao erro e ao pecado.
Guardar os pensamentos é fundamental para quem quer viver com sabedoria e bom senso. O fato é que para onde os pensamentos vão, o homem segue. Nossa vida é dirigida pelos nossos pensamentos.
Por isso, é importante renovarmos a mente para, então, podermos experimentar tanto uma real transformação de vida como, também, a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor. E o melhor caminho para tal, é renovar a mente com a Palavra de Deus, pois ela é apta para nos ensinar a viver melhor e capaz de penetrar ao mais profundo do nosso ser. Ela nos oferece conteúdo positivo e eficaz que funciona na prática. Ela alerta sobre o mau caminho e aponta a direção do bom. Nos dá dicas de como cultivar na alma valores que nos farão melhores seres humanos nas diversas áreas da vida. A Bíblia é extremamente didática quando nos é revelada pelo Espírito Santo. É Deus nos ensinando o verdadeiro sentido de viver e nos oferecendo a oportunidade de escolher o melhor caminho para trilhar.
A nossa real identidade não está num documento oficial com foto. Está no coração. Nós somos o que somos no coração.
Quando olhamos para a sociedade, perguntamos: Por quê tanto desamor, corrupção, famílias se desintegrando, a vida valendo tão pouco, reações movidas pelo ódio, egoísmo e indiferença? Porque os corações estão sangrando e as almas estão carentes de sentido de vida. As mentes estão impregnadas de orgulho e ganância e, assim, as pessoas seguem seu rumo cambaleando sem perceber para onde estão indo. Há muitos corações vazios em busca de algo que venha preenchê-los.
Vamos aprender a nos interiorizar e consultar o nosso coração. Vamos permitir Deus derramar um facho de luz divina nele, para que até as mais densas trevas sejam dissipadas e a paz de Cristo possa preencher com refrigério cada canto de nossa alma.
O coração do homem é o lugar onde Deus quer habitar. Que tal convidá-lo para ser o seu mais ilustre hóspede, ainda hoje? E afirmo, sem medo de errar, que você perceberá o que é ter um coração realmente feliz e satisfeito.
Comentários