Sabedoria para Hoje: SEJA VOCÊ MESMO!


Cada ser humano é único e com características próprias que não se encontram em nenhum outro lugar deste planeta. Isto torna cada um especial, exclusivo e sem cópia idêntica. A pessoa poderá até ter uma sósia, mas jamais um clone de si, que pensa igual, age igual e vive igual. 

Isto é o resultado da obra sublime provinda da mente e do coração do Criador.

Porém, encontramos pessoas que não gostam do que veem diante do espelho. Na tentativa de encontrar sua identidade procuram ansiosas pelo feedback daqueles que estão à sua volta. Para se sentirem aceitas e amadas, tentam se moldar ao que os outros requerem dela como exigência para pertencerem ao grupo. Tentar ser o que os outros desejam que sejamos é uma opressora prisão existencial. Quem segue nesta direção corre um risco muito grande de perder um de seus maiores bens dado por Deus: a sua identidade. A identidade de alguém não pode ser definida pela opinião alheia, mas através da essência daquilo que Deus lhe deu e que é vinculado ao propósito que Ele desenhou para a pessoa.

Quando não nos conscientizamos do propósito que Deus estabeleceu para a nossa vida, ficamos a garimpar, nas opiniões alheias, aquilo que pode dar valor à nossa existência. É assim que muitos se utilizam das máscaras que agradam os outros, mas que entristecem profundamente a alma de quem as usa. Por isso, muitos se encontram escravos dos ditames da moda da época; do perfil que determina como deve ser um corpo bonito e atraente, e do padrão aceitável de status e glamour para que possam ser percebidos e admirados pela sociedade. Milhões de homens e mulheres ao redor do mundo estão nesta prisão psicológica e emocional. Querem ser notados, amados e com o sentimento de pertencer satisfeito. Nas redes sociais encontramos muitas pessoas assim, sendo o que não são de verdade.

Antes de saber o que os outros pensam a teu respeito, já procurou saber o que Deus pensa sobre você? Já experimentou perceber como O Senhor deseja que você experimente a totalidade de sua vocação existencial, que é ser o que Ele idealizou que você seja? 

A verdadeira busca da felicidade não está em alcançar o aplauso e o olhar de admiração das pessoas. Está em buscar o olhar de Deus que é capaz de penetrar o mais profundo do nosso ser e entender nossos traumas, complexos, medos, insegurança e dores. Dentro do grande propósito de Deus para nossa vida está o de sarar nossas feridas mais interiores e íntimas e restaurar o nosso coração. 

Quando nos aproximamos de Deus, descobrimos nossa real identidade: a de um ser humano capaz de amar a si próprio com equilíbrio e sensatez, o que o capacita a amar solidariamente as pessoas sem perder a sua identidade.

Livre é aquele que, ao encontrar sentido e propósito em Deus, descobre sua essência de vida e a vive com plenitude e boa consciência em seus relacionamentos, decisões e escolhas. Livre é aquele que aprende a cultivar uma autoestima saudável, pois jamais será encarcerado pela vontade egoísta dos outros. Livre é aquele que não precisa ficar se comparando com os outros, porque aprendeu a valorizar a identidade que Deus lhe deu. Livre é aquele que não precisa de máscaras para achar que é alguém de valor ou para ganhar a atenção e o apreço dos outros, mas que, de cara limpa, tem a sua personalidade transparente e que acredita que o mais importante não é a aparência, mas o coração.

Seja livre! Seja feliz! Seja você mesmo!

Comentários