TENHO PRESSA!


AS CRESCENTES DEMANDAS do presente século têm construído uma cultura de imediatismo no consciente coletivo das pessoas. Tendemos a ficar inquietos e agitados enquanto não alcançamos o que tanto desejamos. Não temos paciência para esperar, nem serenidade para aguardar o momento certo e, muito menos, a tranquilidade para aguardar que o processo de uma situação cumpra o seu prazo e cadência. Quem sabe esperar acaba sendo categorizado como lento, sem personalidade e que não sabe o que quer.

Dentro de nossa competitiva e exigente sociedade, muitos creem que, se não correrem na velocidade que a correria da vida impõe, ficarão para trás . Então, o que se resta fazer é seguir o fluxo da maioria e as regras insanas impostas aos cidadãos deste acelerado mundo pós-moderno. Sentimos a necessidade de estar sempre fixando uma "placa" com os dizeres URGENTE, URGENTÍSSIMO em cada uma de nossas realizações, problemas e necessidades. Queremos que tudo se resolva para ontem, e o quanto antes. Ficamos ansiosos e nervosos quando temos que assistir, por vezes, à lerdeza com que o ritmo das situações ou das pessoas ao nosso redor se apresenta. Então, ficamos tensos, irritados, agitados e amargos. O estresse é a principal consequência que essa roda viva da vida gera dentro de nós. E estressados, dormimos mal, nos relacionamos pior ainda e ainda somos afetados em nossa imunidade, emoções e pensamentos.

Este triste quadro tem gerado, como consequência, a PRECIPITAÇÃO.

Não saber esperar leva a pessoa quase sempre à precipitação. A tentativa de resolver rápido, pode levar à precipitação. Decisões impensadas e mal avaliadas levam normalmente à precipitação. A impaciência costumar apontar, na maioria das vezes, para o caminho da precipitação.

E a precipitação leva ao pecado, ao erro e à possibilidade um final não desejado.

"Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado" Provérbios 19:2.

A precipitação se dá, porque não queremos ter o trabalho de refletir acerca de nossas decisões, palavras, atitudes e relacionamentos. Fazer algo sem medir as consequências de tais atos é como jogar os dados sobre a mesa: a sorte está lançada. O que virá depois, não sabemos nem temos certeza. Tal atitude é arriscada demais diante da importância que a nossa vida tem. Precipitação é girar a roleta do futuro, com a grande possibilidade do resultado ser trágico ou totalmente indesejado. É assim que muitos estão conduzindo suas valiosas vidas e relacionamentos, porque simplesmente escolheram decidir ou agir rápido demais. As chances de errar são imensas.

Quando as pessoas se conscientizarem de que "aquilo que o homem semear, isso também ceifará", talvez o mundo se torne um pouquinho melhor para se viver e conviver. Menos gente iria sofrer; menos casamentos iriam acabar; menos más notícias iríamos ouvir e mais duradouros e sólidos seriam os relacionamentos. A vida seria construída com melhor qualidade e solidez.

REFLEXÃO é um ato de sabedoria, pois evita a precipitação. E a sabedoria, como diz a Palavra de Deus, dá vida a quem a possui. "A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor". Eclesiastes 7:12.

Que possamos sempre refletir antes de agir; avaliar antes de pronunciar palavras e considerar antes de tomar decisões. Poderemos não acertar sempre, mas diminuiremos em muito a chance de cometermos equívocos e erros que possamos nos arrepender depois. Algum sábio do passado já deixou-nos esta pérola que ainda é extremamente atual: "A pressa é inimiga da perfeição".

Seja feliz com Jesus!

Comentários