O QUE É A VIDA - Parte 3


A vida é como uma Estrada...

Toda estrada leva a vários lugares. Ela pode ser reta, sinuosa, com aclives e declives, por vezes lisa como um tapete, por outras, esburacada como um queijo suíço. Alguns de seus trechos podem ser iluminados, já outros, mergulhados em densas trevas. Ela pode conter sinalizações que orientam corretamente os desavisados motoristas, como também não possuir nenhuma placa, deixando muitos na dependência do GPS ou da inevitável decisão de parar para pedir informações a um transeunte bem informado. Estrada pode ser sinônimo de viagem, passeio ou de trabalho, e até mesmo de progresso e desenvolvimento.

A vida é um caminho que passamos a trilhar desde quando fomos gerados, mesmo quando ainda sequer havíamos colocado nossos pequeninos pés no solo deste mundo. A vida continua o seu curso enquanto transitamos por esta estrada até aquele dia em que acabar o combustível de nossa existência. Porém, enquanto seguimos em frente, precisamos dirigir nossa viver com muita prudência e sabedoria neste caminho que nem sempre é facilmente transitável e nem sempre seguro e previsível.

Em nossa viagem existencial, passaremos por trechos que nos proporcionarão a doce emoção de admirar lindas e estonteantes paisagens, mas também de experimentar a amarga angústia nos trechos desérticos, áridos, sem cor e beleza. A vida é assim... tem os seus trechos... porém, todos são necessários serem transitados para, assim, avançarmos, progredirmos e vencermos. Cada quilômetro percorrido é bagagem adquirida para guardarmos no valioso cofre da experiência. Desistir de prosseguir pela estrada da vida é perder a preciosa chance de contemplar o sol se pondo detrás da montanha; de sentir o vento batendo no rosto enquanto seguimos em frente e de sentir a emoção e alegria de chegar ao lugar dos nossos sonhos e projetos. Parar o carro e desistir da viagem não é a solução. A vida não pode parar de seguir seu rumo...

Nesta viagem, precisamos dirigir com muita prudência para não ficarmos no meio do caminho. É necessário ficarmos atentos aos perigos da estrada, à imprudência dos outros que passam por nós, ao estado precário do trecho em que estamos atravessando, obedecendo sempre às sinalizações e aumentando ainda mais a atenção na ausência delas. É importante também não ficarmos o tempo todo olhando pelo retrovisor do passado, senão haverá acidente. É necessário olhar para frente, para a estrada onde a vida está acontecendo.

Eu descobri, no entanto, em como fica mais fácil e seguro seguir pela estrada da vida na companhia de Deus. Quando aprendemos a seguir Suas divinas orientações e conselhos, não erramos o caminho; principalmente quando ficamos tentados em pegar atalhos que acabam por nos distanciar ainda mais do propósito de nossa existência. Quando transitamos pelo GPS da vontade de Deus, a vida não perde o seu fluxo, mesmo enfrentando lombadas e trechos quase intransitáveis. Esse GPS é a Bíblia, a Palavra de Deus.

Na estrada da vida, o Senhor é o nosso guia seguro. Convidemo-lo a estar conosco nesta viagem, pois, somente assim, nosso viver chegará ao destino do propósito que Ele preparou, com muito amor, para cada um de nós.

Comentários