Em algum momento da vida já nos perguntamos: "QUAL É A MINHA VOCAÇÃO?". Muitas dessas perguntas estão relacionadas ao trabalho e à carreira profissional. São perguntas feitas pelos estudantes que estão à procura um espaço no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que tentam identificar em si mesmos as aptidões, talentos, paixão, habilidades e outros indícios que os ajude a saber, sem sombra de dúvidas, a carreira que irão escolher.

Mas vocação vai além de mero trabalho profissional e ultrapassa as paredes de uma empresa. Vocação é para a vida. Vocação é um chamado de Deus para sermos o que Ele idealizou que sejamos. É o propósito que Ele estabeleceu em nós para sermos para o louvor da Sua glória. Nossa vida só tem sentido e verdadeira alegria quando estamos no contexto do propósito de Deus.

E Deus trabalha a nossa vocação através do potencial que Ele colocou, capacitando-nos para a realização de nossa missão no mundo. Ele nos concede dons, experiências, talentos, fé, amor e outros elementos que nos ajudam a exercer nossa vocação com eficácia. E a vocação nunca visa nós mesmos ou o nosso sucesso, mas visa o serviço ao próximo. Só conseguimos ser cristãos e humanos quando compartilhamos nosso chamado e vocação com os outros. Por isso, a compaixão é um dos elementos básicos de um vocacionado, para que ele possa estar sensível à necessidade do próximo.

Na parábola do bom samaritano, Jesus mostrou claramente que vocação não é o título religioso de sacerdote, levita ou qualquer outro que carregamos, mas um coração disposto a abençoar o seu vizinho, o seu irmão e o seu próximo.

Seja feliz com Jesus!

Comentários