A AUTOESTIMA é um elemento importante para a nossa vida. Cultivada de uma forma saudável e positiva, ela favorece o relacionamento que temos com a nossa própria existência. Por outro lado, a autoestima exacerbada e negativa torna-se nociva à medida em que ela toma a forma de orgulho, egoísmo e narcisismo. Jesus nos ensina a amarmos a nós mesmos e não a idolatrarmo-nos. Outro lado igualmente prejudicial é a baixa autoestima. Deixar de gostar-se nos coloca numa posição que atrai inúmeros pensamentos e sentimentos: rejeição, inferioridade, medo de ser excluído, incapacidade de se relacionar, etc. Às vezes, a baixa autoestima faz com que a pessoa seja uma cobradora do amor dos outros, tornando-se extremamente ciumenta e melindrosa.
 

Jesus ensinou a amarmos o próximo como a nós mesmos. Ele ensina a importância da autoestima saudável para termos bons relacionamentos interpessoais. Se não nos gostamos, como vamos gostar do outro? Se não nos aceitamos, como aceitaremos o outro como ele é?
 

Amar a si mesmo de forma equilibrada e bíblica nos ajuda a estar em paz conosco mesmos e abertos para amar aqueles que passam pela nossa vida, vivenciando relacionamentos sadios e gratificantes. Portanto, é importante deixarmos Deus tratar o nosso coração de forma a nos fazer enxergar que Ele nos ama e que tem o poder de restaurar a nossa alma. Deixemos Deus nos ajudar a ter uma saudável autoestima que nos possibilitará construir relacionamentos amigáveis e igualmente saudáveis.
 

Seja feliz com Jesus!

Comentários