A ANSIEDADE é um sofrer de véspera. A situação ainda não aconteceu e ficamos a formular na mente aquilo que poderá ocorrer. E normalmente pensamos da forma mais negativa, alimentando expectativas de que tudo vai dar errado e que as coisas fugirão do nosso controle. Quando Jesus expôs o seguinte pensamento humano: "O quê comeremos?" ou "Com o quê nos vestiremos?", Ele explicou que ansiedade é uma preocupação exagerada pelo amanhã que ainda não aconteceu. E por não termos a capacidade de conhecer o amanhã, criamos expectativas e sofremos antecipadamente a possibilidade de que nossas expectativas negativas ocorram de fato. A ansiedade é estressante exatamente por produzir essa roda-viva em nosso coração.
O problema não é ficar ansioso, pois isto é inevitável. O malefício está no andar ansioso, ou seja, a ansiedade fazer parte do cotidiano, sufocando o tempo todo e abalando nossas estruturas mentais e emocionais. Jesus nos chamou a atenção para tirarmos o foco nas preocupações do amanhã e voltarmos o nosso olhar e confiança para o Senhor, que é o verdadeiro provedor e sustentador de nossa vida.
Ansiedade não muda situações, mas Deus sim! Aprender a lançar sobre Deus toda nossa ansiedade é fundamental, mas, para tal, precisamos acreditar que Ele tem realmente cuidado de nós. Oração é um grande escape para a ansiedade. Se não estamos orando, certamente estamos nos preocupando.
Busque o Senhor em oração e desabafe com Ele. Diga o que te oprime e sufoca. Relate seus medos e receios. Conte sua dor e angústia. Bota pra fora o que te consome por dentro e esvazie o coração, para que Ele o preencha com a paz de Cristo e o sublime conforto do Espírito Santo. Experimente fazer isto e, depois, me diga o resultado...
Seja menos ansioso e mais feliz com Jesus!
Comentários