ESGOTAMENTO

Qual de nós, em alguns momentos, não nos sentimos esgotados?

 O esgotamento de uma pessoa pode ser de cárater físico, após longo período de esforço e trabalho; pode também ser de caráter emocional, devido a algumas situações negativas enfrentadas que afetam seu íntimo, promovendo abatimento, angústias e depressão. E existe também o esgotamento de ordem espiritual que se dá quando as pessoas, por motivos e razões dos mais diversos, deixam-se ser afetados na fé e na motivação. Permitem que as circunstâncias as abatam trazendo a sensação de fraqueza espiritual. Todo esgotamento espiritual nos leva a um desânimo: perdemos a vontade de orar, ler a Palavra ou ir à igreja. Tudo se torna tedioso ou cansativo. Todo desânimo leva fatalmente à acomodação e à uma aceitação de que as coisas continuarão as mesmas sem qualquer chance de mudança.

 Esse tem sido o estilo de vida cristã de muitos crentes, infelizmente. Vêm e vão às igrejas quase que mecanicamente. Seus cultos se tornam mais de lábios e menos de coração. Suas mentes estão mais preocupadas com as coisas ao redor do que descansando no cuidado do Senhor. Suas vidas estão mais ansiosas e menos envoltas em paz. Suas orações são mais lamentações e menos agradecimentos e louvor. Seus ministérios se tornam apenas em cumprimento do dever do que o prazer e a alegria em ser um cooperador de Deus. Alguns, ainda, lutam com a terrível dúvida que as levam a questionar se realmente são salvos, pois sentem-se longe do Salvador e indignas diante do Rei da glória. Amam a Cristo e desejam se levantar, mas parece que não há forças suficientes para tal. Tentam, mas não conseguem e, assim, ficam mais desanimadas e frustradas.

  Quando o profeta Elias passou por uma situação semelhante de esgotamento, diante das ameaças da rainha Jezabel, pediu para si a morte e depois entrou numa caverna. A caverna representa a nossa iniciativa de enclausurarmo-nos, onde acabamos nos fechando para tudo e todos. Elias, na verdade, estava em sua própria caverna existencial, mas foi exatamente ali que Deus falou com ele. Deus perguntou: O que fazes aqui, Elias? Sai desta caverna e pôe-te perante o Senhor. Deus, então, fala com Elias e mostra que Ele tem um projeto para a vida dele. 

  Precisamos decidir sair de nossas cavernas para estar perante o Senhor. Ele quer falar conosco e mostrar Seu grande propósito para nossa vida. É tempo de deixar o Senhor iluminar nosso caminho e dispersar as trevas que obscurecem nossos pensamentos e mente. É tempo de deixar Ele nos tratar na alma e permitir que, como barro nas mãos do oleiro, o Senhor remodele a nossa vida que um dia ficou deformada ou ferida. Deus é expert em fazer esta extraordinária obra de restauração.

  Isaías 40:29-31 afirma: Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
  
  Seja feliz com Jesus!

Comentários