COMENTÁRIOS ÁCIDOS


A acidez dos inúmeros comentários que tenho lido na internet me incomoda.

O universo evangélico tem sido fortemente bombardeado por críticas, acusações e cutucadas. Infelizmente, muitos deles são genuínos e realistas diante das aberrações e bizarrices que presenciamos no dia a dia de nossas instituições religiosas. Algumas práticas trazidas para dentro de nossas igrejas têm dado margem a estes comentários.

O que me incomoda não são os comentários. Afinal, todos nós temos direito à liberdade de expressão; de emitir opinião e de criticar o que julgamos que pode melhorar ou mudar.

O que me incomoda é a acidez que esconde a guerra que estamos travando na web por questão de partidarismo.

O apóstolo Paulo criticou a igreja de Corinto, porque este mesmo espírito estava presente entre os irmãos. Havia um grupo que dizia “Eu sou de Paulo!”. Outro grupo proclamava: “Eu sou de Apolo!”. Outros mais declaravam: “Eu sou de Cefas!”. E a questão toda era: E quem era de Cristo? Aqueles irmãos tomaram partido dos servos e não do Senhor. Eles veneravam o homem que semeava e aquele que regava, mas não a Deus que dava o crescimento.

O que vemos hoje não tem sido muito diferente: Alguns estão dizendo: “Eu sou de Silas Malafaia!”; outros mais: “Eu sou de Caio Fábio!”; Outros tantos: “Eu sou de Edir Macedo!”; e ainda: “Eu sou de Valdemiro Santiago, R.R. Soares, Marco Feliciano...”.

As farpas trocadas nos comentários visam cada um defender seu líder em detrimento do outro. São acusações atrás de acusações. Apelidos maldosos são dedicados àqueles que são alvo de sua raiva e dos quais eles discordam. É raro vermos comentários inteligentes, sensatos e visando a edificação do corpo e não o seu esquartejamento.

Nossas manifestações não podem ser desprovidas de bom senso, maturidade espiritual e espírito de amor. A Palavra de Deus nos diz que nossa principal luta é espiritual e não apenas humana. E a nossa luta como corpo de Cristo é lutarmos juntos pela fé evangélica. Nossa luta é proclamar o Evangelho. Proclamar o Evangelho com a vida através do testemunho cristão diário. E as armas do cristão são a oração, a crítica construtiva baseada na sabedoria, uma vida santa e uma mente que pensa biblicamente. Um crítico insensato que atira pra todos os lados pode atingir pessoas inocentes.

Todos têm a liberdade de se identificar com determinado líder, de crer nos seus ensinamentos, de aprovar suas práticas e atitudes e de tê-lo como modelo de vida e espiritualidade. Afinal, a Bíblia nos ensina a sermos imitadores de quem é imitador de Cristo. Mas precisamos lembrar, sempre, que antes de tudo, não somos de Paulo, nem de Apolo, nem de Silas, nem de Caio ou de Feliciano: somos de Cristo!


Seja feliz com Jesus!

Comentários