UMA RÁPIDA REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS EVANGÉLICAS




Navegando pela internet em busca de notícias de nosso meio evangélico, deparo-me constantemente com vídeos e noticiários que me deixam meio perplexo-chocado-triste-indignado e, em alguns casos, infelizmente, até acostumado com o que vejo ou leio. O leque de fatos que acontecem em nossas igrejas tem sido muito extenso, principalmente no contexto de práticas que, em nome de Deus, são anunciadas como solução para os mais cruéis males que assolam a humanidade.

O óleo, por exemplo, tem sido um dos elementos mais divulgados nas igrejas, hoje. O marketing da unção tem permeado os anúncios de nossos cultos e campanhas especiais dando um poder que a Bíblia não confere a ela. Óleos de unção que prometem mudar a sua vida são “vendidos” a R$ 300,00 reais num site evangélico. Pastores realizam a unção dos celulares daqueles que comparecerem ao culto, prometendo que esta unção impedirá que os credores e as más notícias cheguem ao seu aparelho. O celular só receberá boas notícias. Pentes ungidos prometem livrar você de maus pensamentos. Canetas ungidas farão você assinar bons e lucrativos contratos. Lenços ungidos poderão até, se você passá-los na porta do seu banco, eliminar do sistema a dívida que você tem com ele. Água que foi “consagrada” trará bênçãos em sua vida se você bebê-la após a “oração forte”. Vídeos circulam pelo YouTube e outras canais mostrando bizarrices como “O Pastor Metralhadora”, “O Irmão Helicóptero” e outros rodopios em cultos de fogo. E esses vídeos são rapidamente satirizados na forma de outros vídeos ou de comentários irônicos deixados nos rodapés das páginas. O líder de uma grande denominação no Brasil, após declarar que noventa e nove por cento dos cantores gospel são endemoninhados, afirma agora, com toda convicção em um de seus lotados cultos e transmitidos por rádio e tv, de que a maior parte dos pastores é endemoninhada. Outro líder anuncia enviar para quem ligar para o telefone de sua igreja, um Cd com a oração poderosa do Arcanjo Miguel...

Diante disso tudo me vêm ao coração duas perguntas incômodas: “- Será tudo intencional, movido à ganância e maquinalmente elaborado pela astuta mente humana?” ou “- Será apenas ignorância, desconhecimento ou falta de entendimento da Palavra de Deus associada à total ausência de bom senso e sabedoria?”.

Creio que há casos que sejam de má fé e há casos que sejam por pura imaturidade espiritual. Não cabe a mim, apontar o dedo e declarar quem está certo e quem está errado nisso tudo. Cabe ao Espírito de Deus esta função. Mas é certo que um dia todos nós compareceremos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo (2 Coríntios 5:10). 

Como evangélico e por não aceitar este caminho que muitos estão trilhando, oro ao Senhor que nos perdoe de nossos “delírios espirituais” e nos desperte de nossa ignorância bíblica para um patamar de maturidade e verdadeira consciência do evangelho. Que os nossos corações se despertem para um santo temor ao Senhor.

Seja feliz com Jesus!

Comentários

Anônimo disse…
Muito boa reflexão. Sinceramente, me entristeço com essas tantas bizarrices "em nome de Deus" que vejo por aí e muito bem expostas neste post. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós, como tem derramado todos os dias sobre as nossas vidas. Que o Espírito Santo revele a todos o verdadeiro e genuíno evangelho de Cristo. Que Deus nos abençoe e nós mergulhemos em Tua maravilhosa GRAÇA!