POR QUE ALGUNS ABANDONAM O SENHOR?

João 6:60 e 66 Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele.

No passado, já me frustrei algumas vezes com irmãos que saíram da igreja e abandonaram o Senhor.

Sempre procurava motivos para tal atitude. Avaliava a eficácia do meu ministério para saber se ele seria a causa. Perguntava-me por que a igreja não era boa para eles.

Então a Bíblia ensinou-me que Jesus passou por situações semelhantes. Num determinado momento, após um discurso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e passaram a não seguí-lo mais.

Aprendo com a Palavra que a questão para tal abandono não é a Obra de Deus, Jesus ou a Bíblia. A questão é o ser humano! Os homens falham. É por isso que existem problemas nas relações familiares, nos ambientes de trabalho, na vizinhança da rua, no comércio, na igreja...

Seguir Jesus é maior decisão do ser humano e também a mais séria. Ela decide a nossa eternidade. Quando seguimos Jesus, assumimos um compromisso: Marcos 8:34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

O compromisso é lançado para todos: multidão e discípulos. A multidão seguia Jesus por causa dos milagres e do atraente ensino que ele proferia. Desejavam a cura, a libertação, os pães e os peixes. Não se via compromisso na multidão, porém, esperava-se encontrar compromisso nos discípulos.

No que tange a vida espiritual, o problema se chama INCREDULIDADE. O fator crer é fundamental para quem abraça a fé. Muitos dos que o seguiam e se declaravam discípulos dele, na verdade, não criam na sua plenitude. Criam por conveniência. Criam porque outros criam e o seguiam sem convicções e profundo amor por ele. Há muitas pessoas dentro de igrejas buscando apenas aquilo que as satisfaça. Estão ali dentro por causa do ambiente agradável, dos eventos eletrizantes ou das sensações que desfrutam. É possível estar dentro de uma igreja e ainda assim não conhecer a Deus. A falta de raízes profundas tornam crentes vulneráveis aos ventos das circunstâncias.

Abandonar Jesus e não andar mais com ele se dá quando passamos a não suportar mais a Palavra. Aqueles discípulos acharam o discurso de Jesus muito duro e diziam não poder suportá-lo. Não podemos gostar da Palavra de Deus apenas quando nos é confortável ou agradável. A Bíblia muitas vezes toca nas feridas dos nossos erros e deslizes ou aponta os nossos pecados. Por vezes, nos pede esforços para evitarmos aquilo que a nossa carne tanto aprecia. Nos ensina a não cair na tentação de nossas cobiças e nos pede santidade e consagração. Muitos crentes não leem a Bíblia, não porque não tenham tempo disponível, mas porque ela os incomoda.

A incredulidade promove um retrocesso espiritual na vida do crente: fecha o nosso coração para a vontade de Deus, pois ela torna-se menos atraente; os mandamentos do Senhor passam a ser penosos; a igreja passa a ser maçante; a vida espiritual passa a ser apenas uma vida religiosa. A Bíblia nos alerta para o perigo da incredulidade no coração do discípulo: Hebreus 3:12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;

Quem não crê abandona Jesus na primeira dificuldade. Quem crê declara: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.

Seja feliz com Jesus!

Comentários