O ESPÍRITO SANTO EM NOSSA VIDA. Parte 1


O Espírito Santo ainda tem sido um desconhecido para muitos crentes. Tal qual os discípulos de Éfeso que, ao serem questionados por Paulo, responderam: "Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo"(Atos 19:2b).

Hoje, todos sabem que existe o Espírito Santo, porém, nem todos compreendem como Ele age e para que Ele foi enviado. Ouvem falar de unção e até inserem a palavra em seu vocabulário evangélico, mas não sabem exatamente o que é. Afirmam ser templos do Espírito, mas não sabem explicar quais são os dons que Ele distribui e para que servem.

Fala-se muito de avivamento e fogo, mas muito pouco se ensina sobre santidade e consagração. Parece que desejamos mais receber do que comprometer-se. Fala-se muito do poder, mas pouco sobre a Sua pessoa e propósito na vida diária do cristão. Não podemos limitar a ação do Espírito Santo apenas às quatro paredes do santuário de uma igreja, pois ela se estende para além dos portões dos templos.

A busca tensa de encher-nos das outras coisas que julgamos importantes para nossa vida, parece não sobrar espaço para se buscar o que é principal: Enchei-vos do Espírito! Buscar as outras coisas em primeiro lugar nos faz pessoas extremamente ansiosas. A busca da essência, ou seja, do Reino de Deus como prioridade espiritual promove uma paz fantástica no coração e uma confiança genuína na alma, gerando, assim, uma viva esperança.

É tempo de despertar-nos para o fato de que o Espírito Santo não distribui somente dons espirituais. Eles são importantes para o ministério de cada crente. No entanto, precisamos entender que Ele também trabalha com a lapidação da nossa personalidade através do fruto do Espírito manifesto pelos nove elementos: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, mansidão e domínio próprio. Eles são importantes para o aperfeiçoamento do nosso caráter.

Por que Jesus enfatizou o envio do Espírito Santo? Por que Ele rogou ao Pai a sua presença na vida dos crentes? Que revolução Ele poderia realizar em nosso viver como o fez na Igreja Primitiva?

Creio que o século em que vivemos, apesar de todo avanço tecnológico e científico, não foi capaz de diminuir a importância, o valor e a necessidade do Espírito Santo em nossa vida. Aliás, Ele deseja usar-nos como instrumento abençoador e transformador para uma sociedade cada vez mais cética, violenta e carente de Deus.

Seja feliz com Jesus!

Comentários

Beth Fla disse…
É verdade Pastro Carlos, o crente não pode ser vazio do Espirito Santo. A causa deste mundo tão cético e violento, é a pura falta de Deus nas vidas das pessoas.
Na paz!

Irmã Beth.