Nunca Perca o Foco!

A sexta-feira tinha cheiro de morte. O sábado foi um dia de completo silêncio, tristeza e ausência. O domingo era de rumores. Alguns comentavam que Ele havia ressuscitado e que Seu corpo não se encontrava mais no sepulcro.

Neste clima que pairava no ar, dois de seus discípulos retornavam para casa em Emaús. Conversavam durante aqueles onze quilômetros de estrada empoeirada, comentado os últimos acontecimentos. Enquanto dialogavam, um estranho se aproximou. Eles não o reconheceram, apesar de terem sido seus devotados seguidores. Por quê razão não reconheceram Jesus?

O texto de Lucas 24:13-35 mostra com detalhes o que aconteceu naquela estrada que levava à aldeia de Emaús. Aqueles discípulos estavam vivendo um momento difícil e confuso. Hoje, nós que também O seguimos, podemos até passar por momentos confusos e difìceis, mas não podemos perder o foco. Aqueles dois haviam perdido o foco. O que pode acontecer quando isto se sucede?

FICAMOS IMPEDIDOS DE RECONHECER JESUS:
Provérbios 3: 5 e 6 nos ensina a reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos. Quando deixamos de reconhecer Jesus em nossa vida e circunstâncias, o resultado é preocupação. Jesus perguntou aqueles dois: ...que é isto que vos preocupa? Nos preocupamos porque passamos a pensar apenas nas coisas terrenas. Paulo ensinou, em Colossenses 3:2, a pensarmos nas coisa lá do alto. Buscar o reino de Deus deve ser nossa prioridade para passarmos a nos preocupar menos com as coisas terrenas e passageiras.

TRISTEZA:
Nós podemos ficar tristes, porque há situações na vida que nos dão motivos para isso, mas não podemos andar em tristeza. Quem segue a Jesus está no reino de Deus e o mesmo é justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Uma alegria para desfrutarmos, mesmo quando o clima ao redor é desfavorável. A alegria do Senhor é a nossa força.

DECEPÇÃO:
Aqueles discípulos viam Jesus como um libertador político, pois esperavam que Ele havia de redimir Israel do poder romano. Muitos vêem Jesus no foco de seus próprios interesses, apenas como supridor de bens materiais e financeiros. O resultado será decepção. Precisamos olhar Jesus como o Senhor, Rei e Soberano e não colocá-lo como nosso Servo.

As palavras de Jesus foram muito interessantes. Ele disse: - como vocês custam a entender e como demoram a crer. Entender e crer é fundamental para não perdermos o foco. Não basta lermos a Bíblia, mas temos que meditar nela para recebermos a revelação e o entendimento, a fim de gerar fé genuína no coração para crermos de fato. Precisamos compreender o processo de Deus em Seu projeto para a nossa vida, conhecendo a Sua vontade.

Precisamos deixar Jesus queimar o nosso coração. Não significa apenas se emocionar com uma pregação ou pelas belas palavras de um Salmo, mas deixar o Espírito Santo fazer arder o nosso interior. Há quanto tempo seu coração não arde quando lê a Palavra de Deus ou ouve uma pregação ungida? Há quanto tempo ele não arde quando você está na casa de Deus, prestando o seu culto?

Precisamos convidar Jesus mais vezes: Fica conosco! São nestes momentos íntimos que Ele se revela para nós.

E quando Jesus se revela, voltamos para Jerusalém. Não podemos retornar à Emaús, à velha vida! Não podemos perder o foco! Nosso lugar é na presença do Senhor e do Seu povo, contando as maravilhas que Ele tem realizados em nós.

Deus o abençoe!

Comentários