O Valor da Família.


Quando Deus criou o homem e a mulher e os abençoou, estava instituindo um ambiente muito especial que influenciaria positivamente o casal e seus descendentes: a família.

Família foi criada para ser bênção, mas infelizmente esta não tem sido a realidade de muitos lares.

Como eu estabeleço esta bênção para a minha família? Como permito que ela esteja sempre presente? Depende só de Deus esta bênção?

A bênção já foi decretada, mas somos nós que a trazemos para o lar quando realizamos as coisas certas que o Senhor nos ensina a fazer. Temos um papel para desempenhar e quando fugimos ou neglicenciamos esta responsabilidade, atraímos problemas.

Família é, basicamente, relacionamento. Relacionamentos precisam ser tratados e cuidados. Quando não atentamos para as nossas atitudes, palavras e decisões que dispensamos para a nossa família, corremos o risco de compremeter este relacionamento. Costumamos ferir aqueles que mais amamos com nossas palavras e comportamentos.

A Bíblia fala de relacionamentos e não esconde os seus problemas. Ele mostra suas dificuldades para nos ensinar a acertar, evitando que caiamos no mesmo erro. A Bíblia mostra:

- Um homem - Caim - que assassina seu irmão Abel;
- Abraão, que manda embora seu filho Ismael;
- Jacó, que engana seu pai, Isaque, com orientação de sua mãe;
- Irmãos vendendo o quase caçula da família: José;
- Davi, pai um tanto relapso, que vive um drama familiar: um filho comete incesto com a própria irmã, causando a ira de outro irmão que acaba por assassiná-lo;
- Jesus contando uma estória de uma família com problemas familiares: a parábola do filho pródigo;
- Paulo escrevendo para a igreja de Corinto para denunciar problemas graves: um filho que possuiu a mulher de seu pai.

Atitudes certas promovem as conseqüências ideais para a família desfrutar de paz e harmonia. Atitudes erradas compromentem e arranham os relacionamentos. Precisamos de sabedoria para desenvolvermos nossos relacionamentos, que são imperfeitos, mas que podem ser aperfeiçoados.

É tempo de revermos os valores familiares. É tempo de valorizarmos a família. Muitos são assaltados pelo remorso apenas quando vem a perda de um ente querido. Não adianta valorizar depois que se perde. Vamos valorizar e dispensar tempo e carinho para a nossa família.

Ao investirmos o que é certo e importante na família, a bênção do Senhor acontecerá em toda a sua plenitude.

Comentários