Redescobrindo a Igreja I

Este mês de Abril, em especial, é muito importante para mim e para o povo que faz parte da Igreja Cristã da Esperança. Estamos completando nosso primeiro aniversário. No dia 11 de Abril de 2007, numa quarta-feira à noite, realizamos o primeiro culto em minha residência.

Um novo desafio estava diante de mim e de um pequeno grupo de irmãos. Após trinta e dois anos de convertido - trinta dos quais dedicado à uma única denominação e dez como pastor da mesma - Deus refez a trajetória de minha vida e de meu ministério. Às vezes, não entendemos os planos traçados pelo Senhor a nosso respeito, mas quando nos disponibilizamos a ser guiados por Ele, nossa vida toma o rumo da Sua soberana vontade.

Fui levado pelo Espírito Santo a avaliar o real sentido do que é ser igreja. E este sentido não poderia ser estabelecido pela opinião ou tradição humana. Precisava ser bíblico.

Compreendo que Atos dos Apóstolos foi escrito, também, para que tivéssemos um padrão de Deus para observarmos os princípios básicos que devem permear a Igreja. Se olharmos para estes princípios e procurarmos aplicá-los em nossa vida de comunidade cristã, viveremos uma realidade de igreja mais próxima da vontade de Deus e muito mais impactante no mundo.

Não existe igreja perfeita, mas existem igrejas que insistem em permanecer no erro e outras que procuram sair dele, deixando-se ser aperfeiçoadas pelo Espírito Santo.

Não existe igreja melhor que a outra. Competição jamais pertenceu ao Reino de Deus. Somos irmãos e não concorrentes.

Quem promove o crescimento é o Senhor e não o carisma do pastor. O pastor tem o seu papel importante no crescimento, mas seu ministério deve ser baseado na unção e no seu relacionamento com Deus, não apenas no talento de se comunicar com as pessoas.

Igreja que se destina a ser apenas um lugar de reunião de crentes, deixa de desfrutar de valores espirituais essenciais em sua caminhada de vida. Igreja é relacionamento, trabalho e compromisso. Por isso, talvez, nem todos os crentes costumam dizer: "Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor!".

Igreja escondida e inoperante em suas quatro paredes, não realiza o real sentido da palavra grega ekklésia: "chamados para fora".

Precisamos resgatar os valores bíblicos em nossas igrejas. Iremos impactar muito mais este mundo cada vez mais sem Deus.

Continua...

Comentários