Redescobrindo a Igreja II

Quando olho para a igreja evangélica, gostaria de ser menos crítico. Porém, compreendo também que deixar de fazer uma crítica do nosso panorama evangélico, permite enterrar as verdades bíblicas que precisam clarear nossas mentes, opiniões e crenças.

Quero poder enxergar a igreja pela ótica bíblica. Quero externar minha crítica através da Palavra de Deus. Não quero, jamais, emitir crítica rancorosa ou amargurada baseada em sentimentos. Podemos tirar sabedoria também através das críticas. Críticas construtivas edificam.

Confesso estar incomodado com o que tenho ouvido e assistido nos cultos e programas evangélicos. Tenho visto e ouvido muita coisa boa, séria e bíblica, mas também coisas estranhas e que merecem uma melhor análise. Outras formas de "superstições" estão sendo ensinadas em nome da fé. Fé baseada em objetos e ritos é incentivada. Apegos à coisas materiais são enfatizadas. O sensacionalismo está ocupando o lugar do culto simples e profundo. As ovelhas estão se tornando números e cifras. Pouco se ensina sobre santificação, temor de Deus, maturidade espiritual e sabedoria. Parece que deixando-se de ensinar com mais profundidade a Palavra de Deus, o povo fica mais dependente da igreja, continuando preso a campanhas intermináveis e apelos monetários. Sem ensino é fácil se pregar qualquer coisa que o povo vai acreditar. Prega-se então o superficial que não provoca maturidade e solidez. Muitos crentes saem dos cultos e não conseguem viver o Cristianismo em seu dia-a-dia.

Não quero discutir se esta ou aquela teologia é a correta. Não somos os donos da verdade. A Palavra de Deus é a verdade! Mas quero questionar é a real seriedade com que fazemos a obra de Deus. Qual é a real intenção do coração? A expansão do Reino de Deus ou de meu ministério? O número de vidas salvas e libertas ou o número de membros que a minha igreja tem? Os meios que o Espírito Santo me capacita ou a busca de meios humanos de convencimento e comunicação? O que nunca podemos perder é o temor de Deus. Perde-se o temor, perde-se a pureza do caráter. Perde-se o temor, perde-se a sã consciência. Perde-se o temor e o Espírito Santo começa a se entristecer. Perde-se o temor, perde-se a simplicidade e a humildade. Perde-se o temor, perde-se a reverência da santidade. Perde-se o temor, perde-se a sabedoria. Deus tem muitos meios e formas de agir e operar. Creio no poder do Senhor. Creio que Ele faz o que quer, quando quer e como quer. Mas nunca podemos esquecer que Ele nos ensina que tudo, em nome de Deus, deve ser feito com ordem e com decência. Ordem e decência nunca limitará a ação e o poder de Deus, e, sim, provocará a sua liberação. Ao bloquearmos a ordem e a decência, tomamos a frente do Senhor, esperando que Ele nos siga e aprove os nossos projetos egoístas. Eu ainda creio na Igreja de Cristo!

Comentários