Os Doze Cuidados do Ministério

I) Cuidado com a fama.
Jesus não buscava auto-promoção. Toda a glória pertence a Deus.

II) Cuidado com o desânimo.
Jesus te ensinou a ter bom ânimo e acreditar na vitória que Ele já conquistou.

III) Cuidado com a desistência do chamado.
Deus foi até o fim com Seu plano de redenção. Por isso, não temos o direito de desistir antes de completarmos a carreira que nos está proposta.

IV) Cuidado com a auto-comiseração.
Somos embaixadores de Cristo e isto não faz de nós uns coitadinhos. É tempo de levantarmos a cabeça e realizarmos a obra de Deus com a dignidade de nossa vocação.

V) Cuidado com o perfeccionismo.
Não confunda excelência com perfeição. Excelência é fazer o melhor com o que está ao nosso alcance. Perfeição é tentar ser como Deus. Excelência traz satisfação. Perfeição traz frustração por não conseguirmos nunca ser perfeitos. Fazer com amor é o caminho da excelência que agrada a Deus.

VI) Cuidado com os elogios recebidos.
Não deixe um tapinha nas costas ou um aplauso elevar o seu ego. O orgulho te ergue muito alto para, em seguida, produzir uma trágica queda.

VII) Cuidado com o comodismo.
A queda espiritual nem sempre acontece porque se pecou, mas porque se acomodou.

VIII) Cuidado com a inveja.
O que Deus planejou realizar por seu intermédio é fantástico e especial. Você não precisa se comparar aos outros, senão perderá o foco de sua missão e do trabalho que Deus projetou para o seu ministério.

IX) Cuidado com o poder.
O caráter de alguém se revela quando ele passa a ter poder e dinheiro. Uma das coisas mais importante que você possui é a sua integridade diante de Deus e sua reputação diante dos homens.

X) Cuidado com as críticas.
Elas podem te abater ou amargurar. Jesus também foi duramente criticado, censurado e incompreendido, mas soube reagir às críticas com sabedoria. Fique mais preocupado com o que Deus pensa a seu respeito do que com os outros. Os outros podem estar enganados, mas Deus não. Acredite: você pode crescer e amadurecer com as críticas.

XI) Cuidado com o pensamento: "Eu já sei tudo!".
Achar que já sabemos tudo mostra que ainda precisamos aprender muito. Na escola de Deus não existe formatura. Aprendemos sempre!

XII) Cuidado para não tomar a frente do Espírito Santo.
Se o seu ministério se tornou enfadonho e cansativo é porque provavelmente a ordem tenha sido invertida. Com o Espírito Santo à frente nunca faltará unção renovadora e direção para o caminho.

Deus abençoe o seu ministério!

Comentários

Luti disse…
Uma benção! Glória a Deus. Profundo. Pode ter certeza q o Senhor falou comigo.