O Culto Que Deus Recebe

Mensagem pregada no Domingo manhã: 19/08/2007

Texto Bíblico: Isaías 29:13 O Senhor disse: Visto que este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu.

(NVI) O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens.

O que é um culto? Alguns poderiam descrever:
“É a reunião que acontece na igreja!”.
“Onde as pessoas se reúnem para cantar e orar!”.
“É quando vou à igreja no domingo. Então digo:Vou ao culto!”.

Se apenas forem essas as definições que temos de culto, então não se difere muito à um churrasco entre amigos; ir ao clube no fim-de-semana ou programar um passeio com a família. Culto seria apenas um movimento, uma atividade, um programa.

Na verdade não é correto dizer: “Vou assistir ao culto na igreja!”.

Culto não é para se assistir! Culto é para participar! O certo é dizer: “Vou prestar o meu culto a Deus!”. É diferente porque as implicações e intenções são diferentes.

Quando vamos assistir ao culto, ficamos apenas na expectativa do que vai acontecer de diferente na reunião. – “Será que vai ter um cantor ou pastor convidado?”“Que bênção eu vou receber de Deus?” - "Será que o culto vai terminar na hora?".

Mas quando vamos prestar nosso culto a Deus, os objetivos são mais profundos e espirituais. Nosso coração se enche de fé, alegria e confiança, pois vamos BUSCAR o Senhor. Vamos estar na Sua santa presença! Vamos declarar o nosso amor por Ele!

Isso é o que diferencia o ESPECTADOR do ADORADOR.
O espectador diz: “Vamos à Casa do Senhor!”.
O adorador diz: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!”.

Quero falar sobre o culto que Deus recebe.

Precisamos ter consciência de que a congregação do povo de Deus é uma ocasião solene. É uma cerimônia pública com caráter de celebração. É um momento muito especial!

Precisamos lembrar que quando o povo de Deus se reúne no nome de Jesus, Ele se faz presente. Jesus disse, em Mateus 18:20, Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. O Senhor não se faz presente apenas para assistir aquilo que estamos fazendo, mas para agir e se mover no nosso meio. O Espírito Santo opera onde o povo de Deus se encontra reunido de coração aberto para Ele.

Muitos se reúnem somente para buscar a MÃO DE DEUS. Só buscam bênçãos e milagres. Não é errado buscar bênçãos e milagres, porém apenas isso não é culto. Precisamos primeiro buscar a FACE DE DEUS. Buscar Sua santidade para aperfeiçoar a nossa santidade. Buscar Sua glória para termos nossa vida resplandecente. Buscar Seu amor para sermos pessoas amorosas.

Busquemos a face de Deus e Ele moverá Sua mão em nosso favor.

Eclesiastes 5:1 diz: Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Ou seja, quando você for ao santuário de Deus seja reverente.

Nossa postura na presença de Deus precisa ser reverente. Alegria reverente. Palavras reverentes. Atitudes reverentes. Louvor e adoração reverentes.

Quando falo de reverência, não falo de uma postura carrancuda, sisuda, silenciosa, onde cada gesto precisa ser meticulosamente observado. Podemos ser alegres sem perder a seriedade. Podemos celebrar sem perder a espiritualidade. Nunca podemos perder a consciência da presença de Deus quando nós o cultuamos. Isto é guardar o pé.

Quantos querem ser procurados por Deus? Então seja um verdadeiro adorador! João 4:23 diz: Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Tudo que fazemos para Deus precisa ser transparente, sem hipocrisia ou superficialidade. Deus conhece o nosso coração. Precisamos fazer com amor, pois assim nossa adoração será verdadeira. Precisamos adorá-lo com nosso entendimento, para que a nossa adoração não seja fanática e desprovida de entendimento.

Lembre-se também de que todo culto a Deus pede sacrifícios (espirituais). Romanos 12:1 diz: Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. A Bíblia diz que ninguém deve se apresentar diante de Deus de mão vazias. Precisamos oferecer sacrifícios espirituais.

Todo sacrifício a Deus deve ser sem defeito. De qualidade. Com excelência. Nosso louvor e adoração. Nossos Dízimos e Ofertas. Nosso tempo que dedicamos ao Senhor. Nosso ministério que desempenhamos na obra de Deus. A comunhão que compartilhamos com os irmãos. O nosso sacerdócio. São sacrifícios espirituais que agradam a Deus.

Mateus 4:10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

Que Deus o abençoe!

Comentários